Criacionismo
Há duas grandes hipóteses sobre a origem do ser humano na superfície planetária terrestre. A que se baseia no criacionismo, é que o mundo e a humanidade foram criados por Deus, conforme relata Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. No texto religioso, Adão e Eva (velhos conhecidos) são os primeiros seres humanos a habitar o nosso planeta. É uma concepção sustentada pelo pensamento fundamentalista judaico e cristão, baseado na aceitação literal de textos sagrados. Com a biologia atual, sabemos que é extremamente fácil um filho de um casamento consanguíneo (entre a própria família) vir a óbito antes mesmo de se nascer, pois os alelos homozigóticos para doenças letais são mais fáceis de serem encontrados. Isso e outros motivos fazem com que essa teoria seja mantida apenas pela fé cristã (e judaica), visto que é extremamente difícil ela ser plausível, ainda mais quando há uma outra teoria muito mais rígida.
Evolucionismo
A teoria mais aceita pelos cientistas e historiadores é a de que homem veio de uma árvore genealógica que tem raízes em ancestrais mais peludos que o Tony Ramos. A Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin no século XIX. Darwin publicou sua obra em A origem das espécies no século XIX e foi duramente criticado. Ao lado, você pode observar uma (existem outras várias) caricatura feita por uma revista da época, o que demonstra uma crítica destrutiva, levando em consideração apenas a opinião própria com ceticismo às teorias do naturalista. Com o passar dos anos, a ciência evoluiu e os cientistas mais modernos notaram que Darwin era um visionário que enxergava, e pensava, muito além de seu tempo.
A teoria afirma que todos nós e todos nossos seres vivos vieram de organismos extremamente simples que passaram por transformações ao longo dos anos. No caso da evolução do homem, a teoria sustenta a possibilidade de termos origem de uma espécia extinta de primata. Estudos indicam que o DNA do homem é 99% idêntico ao do chimpanzé. Os cientistas continuam buscando por fósseis que ajudem a decifrar esse enigma e dar um fim nessa novela.
De qualquer forma, se viemos ou não de algum primata, alguém saberia responder de onde veio esse primata? A ciência não pode estudar tudo, então cabe a você escolher entre a crença em algo superior e sobrenatural ou simplesmente ter a esperança que a ciência encontrará respostas claras para toda a nossa origem.