Deixando aqueles conceitos polêmicos do surgimento do homem na Terra, vamos dar início ao longo período da marcha humana. Durante toda a sua história evolutiva, o homem adaptou-se ao meio ambiente e garantiu e ampliou sua subsistência, desenvolveu o raciocínio e se tornou capaz de produzir materiais para aperfeiçoar o seu estilo de vida. A maior parte dessas vitórias ocorreram durante o período chamado de Pré-história. A Pré-história pode ser dividida em três períodos: o Paleolítico; o Neolítico; e a Idade dos Metais. Neste post, falarei sobre o primeiro período da Pré-história.
O período Paleolítico
Também chamado de período da pedra lascada (παλαιός, palaiós="antigo", λίθος, lithos="pedra", "pedra antiga").
Os humanos deste período garantiram sucesso em sua sobrevivência por meio da caça, da coleta de frutas e raízes e da pesca. Foi um período formado por uma sociedade de caçadores e coletores, que viviam em grupo e dividiam os espaço e as atividades de uma forma coletiva, utilizando objetos feitos de pedra lascada, madeira, ossos e dentes de animais para obter êxito em suas caças.
Os grupos eram nômades e se mudavam pela busca incessante de alimentos.
Foi nesse período que o humano fez uma das mais importantes conquistas de todos os tempos, que garantiu a sobrevivência da espécie: o controle do fogo. Há mais de 500 anos, um de nosso ancestrais denominado de Homo erectus descobriu que podia fazer fogo atritando um certo tipo de pedra. O fogo permitiu o aquecimento, a defesa de animais e a preparação de alimentos. Segundo pesquisas geológicas, os seres humanos daquela época viviam na entrada de cavernas ou abrigos sob as rochas, por isso o termo "homem das cavernas" é usado com frequência.
Os últimos 100 anos do período da pedra lascada foi de extremo avanço "tecnológico". Num processo crescente de cultura, muitos objetos, principalmente os de caça, foram aperfeiçoados e/ou criados, como é o caso do arco, da flecha, das lanças e outros utensílios variados feitos de argila, dentes e ossos. Além de mudanças no ambiente terrestre, que fizeram com que alguns grupos perdessem a característica de nômades e se fixassem em determinadas regiões. Esse período de transformações recebe o nome de Mesolítico.
Os homens da caverna foram de extrema importância para sermos o que somos hoje. Graças à eles a nossa sobrevivência foi mantida. Mas e hoje? Se toda a tecnologia, prédios e carros sumissem de repente, será que nós seríamos capazes de sobreviver? Será que no fundo nós guardamos um pouco desse instinto selvagem de sobrevivência, ou ele se perdeu no tempo junto com nossos piolhos de pelos corporais?