Terra entre dois rios
Foi na Mesopotâmia aonde surgiram as primeiras civilizações, por isso essa região é chamada de o berço das civilizações. Mas como podemos explicar o porquê dessa evolução nessa região? O nome já diz muito: mesopotâmia significa "região entre rios". A água é um recurso natural essencial à vida, e nessa região havia uma grande abundância de água, já que é cercada por dois rios: o Rio Tigre e o Rio Eufrates. Assim como hoje as pessoas se mudam para locais aonde a oferta de emprego é maior, almejando uma vida melhor, naquela época as pessoas procuraram a região do Crescente Fértil, pois lá as condições para agricultura eram extremamente favoráveis o que garantia alimentação em abundância e uma vida melhor do que a do deserto. Uma curiosidade: a região entre os dois rios citados acima foi a única região do Velho Mundo que conseguiu chegar por si própria a uma urbanização completa.
Povos mesopotâmicos
Com água e boas condições de agricultura, a região atraía diversos povos nômades de diversas regiões.
A primeira sociedade a se desenvolver por lá foi a dos sumérios. Em 5000 a.C. esses povos construíram as primeiras cidades que a humanidade tem conhecimento. Assim como a grande maioria dos povos antigos, os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam em mais de um deus.
O maior feito dos sumérios é o da escrita cuneiforme. Foi o primeiro tipo de escrita da humanidade. Era composta por caracteres em forma de cunha, gravados com um estilete na argila mole que depois era aquecida ao sol, para ganhar resistência.
Por volta de 2500 a.C. grupos nômades, vindos do deserto da Síria, invadiram a região. Eram os acadianos. Foi formado o Império Acádio, que foi o primeiro grande Estado na região. A língua suméria passou a ser menos conhecida, utilizada apenas em alguns rituais religiosos.
A morte de Hamurábi levou o império à decadência.
A partir de 1300 a.C. ocorreu a ascensão dos assírios. Não há prova concretas, mas pelo que tudo indica, os assírios tiveram o primeiro exército organizado da história, com uma tropa composta por arqueiros, cavalaria e carros de combate. Graças à isso, eles construíram um grande império, chegando a dominar territórios que hoje correspondem a Armênia, Síria, Palestina e Egito.
Em 612 a.C., os caldeus derrotaram os assírios e fundaram o Segundo Império Babilônico (também chamado de Neobabilônico). Durante o reinado de Nabucodonosor, o império passou por uma transformação arquitetônica incrível. Foi neste reinado que os Jardins Suspensos da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo) foram erguidos.
O fim da era mesopotâmica veio em 539 a.C. com a conquista dos persas.
Pudemos perceber que a água foi o principal fator que fez com que a Mesopotâmia se tornasse uma região desejada por muitos. Foi por causa disso, no entanto, que muitos conflitos aconteceram e, com eles, muitas mortes. O homem não pode viver longe da água, hoje as maiores metrópoles do mundo estão em regiões litorâneas ou banhadas por rios. Nos próximos posts, você verá como foi a economia e a vida social da sociedade mesopotâmica. Abaixo, você pode ver a primeira parte de um vídeo que diz bastante sobre essa civilização incrível.